O Grupo de Voluntários Dona Lena realizou nesta quarta-feira, 23, a entrega de doações para o Hospital Maternidade de Campinas, a fim de atender as mães e bebês assistidos pelo S.U.S – Sistema Único de Saúde. Foram 130 sacolinhas recicladas e personalizadas com manta, roupa, fralda e produtos de higiene para os bebês e 38 para as mães, com camisolas e roupões doados pela Casa do Pijama. A campanha de Natal também buscou atender necessidades específicas de alguns departamentos do hospital, auxiliando-os com a aquisição de equipamentos e produtos de menor valor. Para o Banco de Leite Humano foram comprados de fracos para a pasteurização e as tampas para os vidros reciclados para o armazenamento e recolhidos durante o ano.

O presidente da Maternidade, dr. Carlos Ferraz, lembrou que a instituição é filantrópica e que 60% de seu atendimento são feitos pela rede pública de saúde. “Desde a sua fundação, há mais de 100 anos, a Maternidade de Campinas sempre teve forte ligação com a comunidade, que atende aos nossos apelos em prol das mães e bebês aqui nascidos. Muitas dessas mães não têm enxovais para os seus bebês e as roupas do hospital acabam sendo doadas para que elas as levem para casa. Com essas doações, certamente, essas mães se sentem mais acolhidas e mais felizes. Faz parte da nossa responsabilidade social enquanto cidadãos. Além dos benefícios para a instituição, é também um estímulo aos nossos colaboradores. Toda doação é muito significativa. Não importa a quantidade ou o valor, mas interessa o ato de ajudar o próximo. Está na hora da gente olhar para o lado, de olhar para o próximo e ajudar, da forma como for possível para cada um”, disse.

MAE Maria Rosa

Para o Movimento Assistencial Espírita (MAE) Maria Rosa foram entregues presentes para cerca de 300 assistidos, entre crianças (bola e bonecas), adolescentes (fones de ouvido e kits de maquiagem) e para os idosos (sombrinha/guarda-chuva, toalhas de banho e produtos de higiene pessoal), além dos participantes do programa gastronômico “Jovem Chefe”, mantido pela instituição. A DE Rigo doou óculos de sol para as crianças e bolsas de nylon para os adolescentes, jovens e para os idosos.

Não houve festa para as entregas, considerando a necessidade de evitar aglomerações devido à pandemia da Covid-19. No MAE Maria Rosa os presentes foram entregues em diferentes datas, com agendamento de horário. Para participar das doações, os voluntários puderam optar entre comprar os produtos ou efetuar a doação em dinheiro para que a coordenação da campanha se encarregasse da compra, uma vez que a maioria das pessoas está respeitando o isolamento social. Os voluntários também se prontificaram a recolher os presentes e/ou produtos, conferir as doações, montar as sacolinhas de cada instituição e garantir a entrega por meio de seus responsáveis.

Sobre os voluntários

O grupo de Voluntários Dona Lena foi criado em 10 de setembro de 2020, aniversário de Maria Helena Badolato Longuini, falecida no ano 2010. Dona Lena, como era carinhosamente chamada pelos amigos, foi um exemplo por suas ações voluntárias para várias instituições de caridade de Campinas, desde a década de 1970. O Grupo, idealizado por sua nora, Jacqueline Rita Lombardi Machado Longuini, inicialmente foi pensado para criar e auxiliar nas campanhas solidárias do Movimento Assistencial (MAE) Espírita Maria Rosa, antiga “Sopa do Grameiro”, instituição à qual Dona Lena dedicou a maior parte de suas ações assistenciais, envolvendo, desde a infância, a jornalista Vera Longuini, sua filha, hoje diretora da entidade.

No entanto, ao conhecer os projetos do Hospital Maternidade de Campinas e a sua centenária história de filantropia, o Grupo decidiu abraçar também esta instituição, contribuindo para a arrecadação de recursos financeiros e/ou de doações para as suas campanhas em prol dos pacientes atendidos pelo S.U.S. (Sistema Único de Saúde). As ações do Grupo de Voluntários Dona Lena baseiam-se em envolver pessoas e empresas em prol das necessidades destas instituições, formando uma grande corrente de solidariedade. Individualmente, embora as doações possam ser de pequena monta, no conjunto ajudam no atendimento das necessidades básicas do MAE Maria Rosa e das mães e bebês assistidos pela rede pública de saúde, contribuindo para gerar economia para o hospital. A proposta do Grupo vai além de conseguir doações. A intenção é promover o envolvimento da comunidade com as instituições, valorizar o papel delas na sociedade campineira e ampliar gradativamente o número de voluntários que possam atuar de forma permanente em prol da Maternidade e do MAE Maria Rosa.

Espalhe por aí:
https://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2020/12/20201223-095121-1024x576.jpghttps://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2020/12/20201223-095121-150x150.jpgRedação Agenda 7DestaquesRegiãoO Grupo de Voluntários Dona Lena realizou nesta quarta-feira, 23, a entrega de doações para o Hospital Maternidade de Campinas, a fim de atender as mães e bebês assistidos pelo S.U.S – Sistema Único de Saúde. Foram 130 sacolinhas recicladas e personalizadas com manta, roupa, fralda e produtos de...Notícias de Sumaré e Região de Campinas-SP