Profissionais, gestores e conselheiros de saúde já podem se candidatar para a chamada pública do programa Trilhas: Desenvolvimento de Lideranças para a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (Pnan). Ao todo, são 100 vagas e o prazo para inscrição vai até domingo, 22. O programa é uma parceria entre o Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (Opsan) da Universidade de Brasília (UnB) e o Ministério da Saúde.

O programa on-line tem como objetivo fortalecer a implementação das diretrizes da Pnan nos estados e municípios. Além disso, também mira no processo permanente de desenvolvimento de capacidades de gestores públicos e integrantes do controle social nos diferentes níveis federativos.

Cada município ou estado selecionado será representado por duas pessoas, sendo: um gestor ou um profissional de saúde, que responda pelas ações da Política Nacional de Alimentação e Nutrição em nível central/gestão; e um representante da sociedade civil do Conselho de Saúde local.

O curso tem oito módulos, sendo que cada um deles conta com encontros de três horas, com frequência quinzenal ou mensal, a depender da etapa de desenvolvimento do programa; e atividades para complementação e aprofundamento. Também haverá um encontro mensal de duas horas para tutoria em grupo, em dupla ou individual, além de atividades periódicas de duas horas abertas ao público.

A iniciativa é do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (Opsan/UnB), em parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (Cgan/Depros/Saps/MS), a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

As inscrições de candidatura serão feitas por município/estado. Os dois representantes devem acessar o site da Opsan, preencher o formulário on-line de candidatura e encaminhar os documentos requeridos no edital. Para acessar o edital da chamada pública 01/2021, clique aqui.

Mais informações sobre o programa

Ao todo, o programa contabiliza carga horária de 160 horas, entre os meses de outubro de 2021 e abril de 2022. Os encontros serão realizados às segundas-feiras, das 16h30 às 19h30. Em dias alternados, as atividades abertas ao público ocorrerão também às segundas, das 16h30 às 18h30. Já as atividades de tutoria ainda não têm calendário definido. Todas as atividades serão remotas.

Entre os temas abordados, estão autoconhecimento e o papel da liderança, trabalho em equipe, colaboração e confiança, design thinking, uso de redes sociais como recurso de mobilização, projeção de cenários, identificação de oportunidades e estratégias de ação, indicadores e formas de mensuração no Plano Municipal de Saúde (PMS), entre outros.

Ao longo do curso, cada dupla deverá desenvolver três produtos: um plano de ações estratégicas, uma agenda Pnan do Conselho de Saúde, e um mapa Pnan. A divulgação do resultado preliminar da chamada está prevista para o dia 30 de agosto. Dúvidas devem ser encaminhadas por e-mail para trilhas.opsan@unb.br.

Espalhe por aí:
https://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/08/nutri.jpeghttps://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/08/nutri-150x150.jpegRedação Agenda 7AgendaDestaquesProfissionais, gestores e conselheiros de saúde já podem se candidatar para a chamada pública do programa Trilhas: Desenvolvimento de Lideranças para a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (Pnan). Ao todo, são 100 vagas e o prazo para inscrição vai até domingo, 22. O programa é uma parceria entre...Portal de notícias de Sumaré e Região de Campinas-SP