As obras de substituição de redes de água no Jardim Dall’orto, em Sumaré, têm avanço de 67%. Realizadas pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, as melhorias beneficiarão 5 mil moradores ao final das intervenções.

No total, 4,3 quilômetros de redes já foram substituídos nas ruas Rialma, Jaraguá, Goiatuba e Piracanjuba. Além disso, também já foi executada a substituição parcial nas ruas Porto Nacional, Jurandir Magalhães Filho, Hélio Macedo Rezende, Geraldo Verza, Dante Barban, Quirinópolis e Morrinhos. O trabalho segue atualmente na Rua Caldas Novas.

A previsão é que, até o final do ano, seja realizada a troca de 1,2 quilômetros de redes no bairro.

As obras fazem parte de um plano de substituição de redes que, no Jardim Dall’Orto, contempla a troca de seis quilômetros de tubulação, com diâmetros de 50mm e 150mm, com o objetivo de renovar e melhorar todo o sistema de distribuição de água do bairro. As redes existentes são de fibrocimento, material mais suscetível a rompimentos e que permite a incrustação de partículas nas paredes internas, podendo, em algumas situações, alterar a coloração da água.

A nova tubulação que está sendo instalada é de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente a deformações e grandes pressões e com baixo efeito de incrustação; além de ser de fácil manuseio e instalação, com uma durabilidade superior a 50 anos.  “Com a troca, reduziremos consideravelmente as paralisações no abastecimento em função da necessidade de reparos”, explica Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.

Além disso, o plano de substituição influencia diretamente na redução de perdas de água do município. Com o novo material, as perdas de água são praticamente eliminadas por reduzirem o número de vazamentos nas tubulações.

Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

Substituição de redes em 2021

Outros bairros e regiões também serão beneficiados em 2021. Está prevista a substituição de mais 14 quilômetros de redes nos bairros Jardim Maria Antônia e Centro.

O plano de substituição de redes leva em conta a quantidade de vazamentos, o material, a idade das redes e o impacto na qualidade da água. “Sumaré tem 790 quilômetros de redes de água, grande parte delas antigas e de material e diâmetro inadequados. Nossa meta é substituir ao menos 14 quilômetros dessas tubulações em 2021 e, com isso, melhorar o abastecimento dos bairros que possuem essas redes”, explica Rafaella.

Redução de vazamentos

Em 2019, a concessionária realizou a substituição de 2,1 quilômetros de redes de água no Jardim Dall’Orto. Nos pontos em que ocorreu a substituição, foram registrados 40 vazamentos nos últimos cinco anos e, após esse trabalho de troca da rede, nenhum vazamento foi registrado. Dois pontos críticos eram nas ruas Piracanjuba e Goiatuba que, entre os anos de 2016 e meados de 2019, registraram 46 vazamentos. Após a troca, o problema foi sanado. “Esse resultado mostra que a troca é efetiva. É por isso que é um trabalho importante e contínuo da concessionária”, ressalta Rafaella.

Espalhe por ai:
Redação Agenda 7SumaréAs obras de substituição de redes de água no Jardim Dall’orto, em Sumaré, têm avanço de 67%. Realizadas pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, as melhorias beneficiarão 5 mil moradores ao final das intervenções. No total, 4,3 quilômetros de redes já foram substituídos...Portal de notícias de Sumaré e Região de Campinas-SP