As novas regras do Código Brasileiro de Trânsito entram em vigor nesta segunda-feira, 12 . São mudanças como prazo maior para renovação da carteira nacional de habilitação, na aplicação de multas leves e médias e para o uso de faróis durante o dia.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ressaltou que, com mais de 20 anos, o Código Brasileiro de Trânsito precisava ser atualizado. “Tem o objetivo de, por um lado, fazer a simplificação e a redução da burocracia, de processos, reduzir o custo na vida das pessoas, tornar a vida das pessoas mais fácil, com um peso maior nas medidas educativas. Acreditamos na questão da educação”, afirmou. “Por outro lado, estamos pegando as condutas que são mais graves, mais recorrentes, ou que trazem um risco maior para os cidadãos e tornando as medidas coercitivas, punitivas, mais duras”, completou.

CONFIRA ALGUMAS MUDANÇAS:

  • A validade da CNH, que  passou de cinco para dez anos para condutores com idade inferior a 50 anos. Quem tem entre 50 e 70 anos precisa renovar a habilitação a cada cinco anos. Aqueles com mais de 70 anos passam a renovar a cada três anos. A regra vale também para motoristas profissionais. Antes, a renovação do documento era para cada 5 anos para condutores de até 65 anos e a cada três anos para os com mais de 65 anos.
  • As multas leves ou médias deverão ser substituídas por advertência por escrito para aqueles que não tenham cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 meses.
  • Fica proibido transportar criança menor de 10 anos ou que não tenha condições de cuidar da própria segurança.
  • A nova lei reduz a exigência do uso de faróis durante o dia. Agora, passa a ser obrigatório somente em casos de rodovias de pistas simples, fora de perímetro urbano, durante a luz do dia também sob neblina, chuva ou cerração. Nas áreas urbanas, continua obrigatório o uso de faróis durante o dia para motocicletas e veículos de transporte coletivo de passageiros.

 

Espalhe por ai:
https://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/04/transito.jpeghttps://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/04/transito-150x150.jpegRedação Agenda 7Brasil e MundoDestaquesAs novas regras do Código Brasileiro de Trânsito entram em vigor nesta segunda-feira, 12 . São mudanças como prazo maior para renovação da carteira nacional de habilitação, na aplicação de multas leves e médias e para o uso de faróis durante o dia. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de...Portal de notícias de Sumaré e Região de Campinas-SP