O projeto Ler para Imaginar desembarca na próxima sexta-feira, 26 de agosto, na Escola Estadual São Judas Tadeu, no bairro Satélite Íris, em Campinas, com uma contação de histórias. A atriz e arte-educadora Débora Costanzo Jesus é quem vai comandar o encontro com a literatura de cordel.

O evento é uma das ações do Ler para Imaginar que está trazendo para crianças de 7 a 12 anos, moradoras da Cidade Satélite Íris, em Campinas, um projeto de incentivo à leitura e à escrita, com oficinas artísticas, de criatividade e de comunicação.

O projeto está sendo realizado com apoio do ProAC, parceria do Projeto Gente Nova (Progen), e apoio da Girassol Caminhos Criativos. Além das atividades voltadas às crianças do entorno, o Ler para Imaginar conta com encontros de biblioterapia para os pais ou responsáveis e um curso de mediação de leitura e biblioterapia para os educadores do Progen.

“O Ler para Imaginar visa estimular o gosto pela leitura de forma lúdica, contribuindo para a formação de novos leitores e, após dois anos de pandemia, auxilia até mesmo no processo de formação das crianças, ampliando o repertório e o poder de comunicação”, coloca a produtora cultural e gestora do projeto, Viviane Pacheco.

Quer participar da Biblioterapia?

Outra ação fundamental para concretizar os objetivos do projeto é a oferta de encontros quinzenais de biblioterapia aos familiares e responsáveis dos alunos. “Entendemos (o Progen e a coordenação do projeto) que todo processo de formação deve envolver a família. Quando há o conhecimento do responsável sobre o trabalho que está sendo realizado com a criança, os resultados são muito mais visíveis, as relações interpessoais e familiares melhoram, e o aprendizado é compartilhado”, afirma a coordenadora do Progen no Satélite Íris, Paloma Casarini.

“A biblioterapia é uma vivência terapêutica do cuidado por meio dos livros. É quando o ato de ler se apresenta como possibilidade de autoconhecimento, fortalecimento e ampliação do universo. Tratamos de assuntos do nosso dia a dia, medos, angústias e sonhos por meio da leitura”, explica a biblioterapeuta Dioneia Tozzi, que conduz as atividades. As rodas são realizadas aos sábados, das 9h às 11h.

A profissional também é responsável pelo curso de formação voltado aos educadores do Progen, que aconteceu no início do ano. “É um curso bem prático para ajudar na formação de mediadores de leitura com foco no público infantojuvenil. Assim, o conhecimento é multiplicado e esse grupo estará apto a realizar outras ações de incentivo à leitura dentro da instituição”, coloca Tozzi, que também foi acompanhada pela biblioterapeuta e psicóloga Juliana Bessa Firmino.

 

Espalhe por aí:
https://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Acervo-Projeto-Ler-para-Imaginar-Cidade-Satelite-Iris-1-768x1024.jpeghttps://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Acervo-Projeto-Ler-para-Imaginar-Cidade-Satelite-Iris-1-150x150.jpegRedação Agenda 7DestaquesRegiãoO projeto Ler para Imaginar desembarca na próxima sexta-feira, 26 de agosto, na Escola Estadual São Judas Tadeu, no bairro Satélite Íris, em Campinas, com uma contação de histórias. A atriz e arte-educadora Débora Costanzo Jesus é quem vai comandar o encontro com a literatura de cordel. O evento é...Notícias de Sumaré e Região de Campinas-SP