Em virtude da necessidade de se manter o isolamento social para conter a disseminação do coronavírus, as pessoas têm passado mais tempo dentro de suas casas. A Prefeitura de Hortolândia orienta os moradores a tomar cuidado para prevenir acidentes com escorpião, situação que pode acontecer no ambiente doméstico.

Para evitar a entrada deste animal artrópode em casa, a UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, orienta a população a adotar algumas medidas. Uma delas é vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, soleiras de portas, vãos em forro, aberturas entre o telhado e as paredes, e consertar rodapés que estejam soltos ou despregados. Outra medida apontada pela veterinária do órgão, Tosca de Lucca Benini Tomass, é a instalação de telas milimétricas (telas com tramas milemetricamente entrelaçadas) em janelas e ralos internos e externos, ou algum outro tipo de dispositivo que não permita a entrada de escorpião pelos ralos.

A população também deve ficar atenta com os ambientes externos da casa. A veterinária Tosca Tomass orienta para manter quintais e jardins limpos. No caso de jardins, a grama deve ser aparada com frequência e evitar o acúmulo de folhas secas. Também deve se evitar o acúmulo de entulho e restos de construção em áreas externas ou próximas à residência. “Sempre que for manusear jardins, pedras, troncos podres, entulhos e restos de material de construção, utilizar luvas de raspa feitas de couro, sapatos fechados e calça comprida”, salienta Tosca.

A veterinária ainda recomenda outros cuidados para evitar acidentes com escorpião, tais como sacudir roupas e calçados antes de usá-los, afastar camas e móveis das paredes e evitar que roupas de cama e mosquiteiros (redes de proteção contra insetos) fiquem encostadas até o chão.

ACIDENTE

Em caso de acontecer acidente com escorpião, a veterinária Tosca Tomass orienta que a parte do corpo picada deve ser lavada com água e sabão, ser feita compressa morna e procurar a unidade de saúde mais próxima. A veterinária ainda salienta que não se deve colocar gelo ou água fria na parte do corpo picada. Também não se deve fazer torniquete ou garrote, perfuração ou corte, e muito menos fazer sucção para retirar o veneno. Também não se deve aplicar qualquer tipo de substância na parte do corpo picada. A vítima também não deve ingerir álcool. “O escorpião não é um animal agressivo, ou seja, não ataca. Ele pica quando são tocados ou se sente ameaçado”, explica Tosca. A veterinária ainda ressalta que o uso de veneno não surte efeito na eliminação de escorpião.

Caso seja constatada a presença de escorpião em casa ou na região onde a pessoa mora, a orientação é para que a população entre em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-5974 ou (19) 3897-3312. De acordo com a veterinária, o órgão recebeu neste ano 88 demandas sobre presença de escorpião. Já neste mesmo período em 2020, foram 83 demandas. Já a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, informa que neste ano o município registra 44 notificações de acidentes com escorpião. Neste mesmo período do ano passado, foram 28 notificações.

ARMADILHAS

Para monitorar a presença de escorpiões em diferentes regiões da cidade, a UVZ coloca armadilhas, que consistem de placas de espuma ondulada, em galerias subterrâneas de águas pluviais e de esgoto, locais onde os artrópodes se escondem durante o dia. A presença de escorpiões nestas armadilhas confirmou a suspeita que estes animais mudaram de hábitos na área urbana.

Espalhe por aí:
https://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/05/ESCORPIAO-1024x1024.jpeghttps://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/05/ESCORPIAO-150x150.jpegRedação Agenda 7DestaquesRegiãoEm virtude da necessidade de se manter o isolamento social para conter a disseminação do coronavírus, as pessoas têm passado mais tempo dentro de suas casas. A Prefeitura de Hortolândia orienta os moradores a tomar cuidado para prevenir acidentes com escorpião, situação que pode acontecer no ambiente doméstico. Para evitar...Portal de notícias de Sumaré e Região de Campinas-SP