Hortolândia participa de projeto-piloto de reutilização de espuma de poliuretano em parceria com a Dow e o Instituto Akatu
Compartilhar no Facebook Compartilhar no TwitterHortolândia dá mais uma demonstração sobre a importância de reutilizar materiais recicláveis e se consolidar como uma cidade sustentável e inteligente. A Prefeitura firmou parceria com a empresa química Dow, instalada no município, e o Instituto Akatu para realizar o projeto-piloto “Re-Utiliza”. O objetivo é incentivar o descarte correto e o reaproveitamento da espuma de poliuretano, utilizada em colchões, móveis estofados e sistemas de refrigeração. De acordo com a Dow, a previsão é que o projeto esteja totalmente implementado no município até o fim deste ano e seja replicado em outras localidades. Inicialmente, ainda segundo a Dow, o projeto já recolheu e recuperou no mês passado 500 sofás e colchões, descartados nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis), que foram encaminhados para uma cooperativa que faz parte do projeto. A previsão é que sejam recolhidos mais de 2.000 sofás e colchões até a conclusão do projeto. Participam da iniciativa as Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Serviços Urbanos e de Educação, Ciência e Tecnologia.
Pelo projeto, a coleta do material será realizada por meio da rede de PEVs da Prefeitura localizados em diferentes regiões da cidade. Hoje, o município tem 11 PEVs. Em breve, a Prefeitura inaugurará mais dois, no Jardim Nova Alvorada e no Jardim São Sebastião. Com estas duas novas unidades, a cidade terá 13 PEVs. A lista com os endereços está disponível no site da Prefeitura (CLIQUE AQUI).
O secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Josemil Rodrigues, destaca que o projeto está alinhado com a política ambiental desenvolvida pela Administração Municipal. “A parceria com a empresa Dow e o Instituto Akatu vem ao encontro das ações da Prefeitura que buscam equilibrar o desenvolvimento econômico e social com as práticas de sustentabilidade ambiental, características típicas de uma cidade moderna e inteligente. A Prefeitura realiza grandes esforços no sentido de intensificar o diálogo com a comunidade para orientar sobre o descarte correto de resíduos. O trabalho desenvolvido com a Dow e o Instituto Akatu colabora para o fechamento do ciclo da espuma, tão comum em móveis estofados e colchões descartados pela população. É uma parceria que tem os moradores como principais aliados”, destaca Rodrigues.
O diretor comercial do negócio de Poliuretanos da Dow para a América Latina, Leonardo Censoni, salienta que o projeto busca mobilizar todos os envolvidos sobre a importância do conceito de economia circular. “Queremos promover a economia circular por meio da sensibilização e da educação, enfatizando os benefícios ambientais, sociais e econômicos da reciclagem de materiais. Ao mobilizar toda a cadeia, queremos implementar uma estrutura que viabilize a coleta e a entrega dos mais variados produtos, incluindo colchões, a fim de garantir o descarte correto da espuma de poliuretano”, explica Censoni.
Pelo projeto ainda está prevista a realização de ações de conscientização e educativas sobre o tema com a população, professores e alunos da rede municipal de ensino. O trabalho será executado pelo Instituto Akatu. “A gestão de resíduos é um tema urgente e o Projeto Re-Utiliza traz ações de sensibilização e mobilização dos consumidores e também a participação do poder público, com a revitalização da coleta seletiva e infraestrutura necessária para o descarte e o recebimento adequados dos materiais. Nossa expectativa é que essa experiência possibilite identificar e sistematizar soluções, para serem, então, replicadas em outras localidades”, salienta a gerente de educação do instituto, Denise Conselheiro.
https://www.portalagenda7.com.br/hortolandia-participa-de-projeto-piloto-de-reutilizacao-de-espuma-de-poliuretano-em-parceria-com-a-dow-e-o-instituto-akatu/https://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/07/DESCARTE-SOFAS-E-COLCHOES-1024x576.jpeghttps://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/07/DESCARTE-SOFAS-E-COLCHOES-150x150.jpegDestaquesRegiãoHortolândia dá mais uma demonstração sobre a importância de reutilizar materiais recicláveis e se consolidar como uma cidade sustentável e inteligente. A Prefeitura firmou parceria com a empresa química Dow, instalada no município, e o Instituto Akatu para realizar o projeto-piloto “Re-Utiliza”. O objetivo é incentivar o descarte correto...Redação Agenda 7Redação Agenda 7 Moreira da Silvaivismoreira@gmail.comAuthorPortal Agenda 7
