Hortolândia lança o 6º Jacuba Festival de Graffiti que abordará o tema “Água”. Nesta edição especial, o evento terá a participação de 120 artistas urbanos, a maior da história do projeto cultural, que existe desde 2020. O evento será nos dias 18 e 19 de março, uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), empresa responsável pelos serviços de água e esgoto no município, junto com a equipe Jacuba Graffiti, coordenada pelos artistas Kranium e Cabelin, que idealizou o festival.

Artistas urbanos de todo Brasil já podem se inscrever para a seleção, que vai até o dia 01 de março, por meio do link shre.ink/jacuba2023. Os artistas selecionados vão trans-formar em obra de arte o muro de 1, 5 mil m2 que cerca a ETA (Estação de Tratamen-to de Água), localizada no Jd. Boa Esperança.

Para escolher os artistas serão utilizados os critérios de pluralidade, qualidade técnica e estilo. Podem se inscrever homens e mulheres, maiores de 18 anos, de qualquer ci-dade do País, ativos há mais de três anos na arte de grafitar. No ato da inscrição, é preciso anexar foto dos últimos três trabalhos.

A seleção será feita pela equipe gestora do Jacuba Graffiti. O resultado será divulgado no Instagram do projeto, @jacubagraffiti, no dia 05 de março. Os organizadores oferecerão aos artistas selecionados alojamento, alimentação, tintas sprays para realização do trabalho, camiseta e brindes.

O 6º Festival Jacuba ocorre no final de semana que antecede o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. “Por meio da arte do graffiti, queremos conscientizar as pessoas sobre a importância do saneamento básico para a preservação da vida e do meio ambiente. A luta popular vitoriosa por abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto fazem parte da história de Hortolândia. Os avanços nesta área são resultado da parceria entre comunidade, Prefeitura e Sabesp”, contextualiza o artista urbano, arte-educador e produtor cultural, Leandro Kranium, um dos coordenadores do festival.

“A arte nos muros da estação traz a reflexão sobre como a água e a infraestrutura urbana estão integradas na vida da população de maneira positiva”, assinala Marcelo Maioli, gerente regional da Sabesp.

A Sabesp assumiu os serviços de abastecimento de água e esgoto em Hortolândia, em 1997. Hoje, o município de 250 mil habitantes e 31 anos de idade, é referência no Brasil pelos avanços na área de saneamento básico com a oferta de água tratada 24h pa-ra todos os moradores, coleta e tratamento de esgoto em 98% da cidade.

Em 2019, Hortolândia foi reconhecida pelo Instituto Trata Brasil como caso de sucesso em saneamento pelo desempenho nos indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, muito superiores à média nacional.

Além disso, observa Kranium, “a água tem relação direta com os primórdios da cida-de”. “O projeto se chama Jacuba por ter sido o primeiro nome do vilarejo, que depois se tornou Hortolândia, formado às margens do Ribeirão Jacuba. Jacuba, em tupi-guarani, significa água quente”, completa o artista.

NOVO FORMATO COM 120 ARTISTAS
Graças à parceria com a Prefeitura e a Sabesp, dessa vez o festival sai do seu formato tradicional (grupos com menos de 10 artistas) e realizará um mutirão de arte com a participação de 120 pessoas. O número de participantes, em um único evento, é três vezes maior se comparado ao total das outras cinco edições do festival, que somam cerca de 30 artistas.

Juntos, os talentos do spray transformarão o muro da ETA em uma galeria de arte. “O 6º Festival Jacuba de Graffiti será o maior evento do gênero dos últimos tempos na região. E isso só será possível pela importante parceria com a Prefeitura e a Sabesp que valorizam o Graffiti, uma arte urbana que vem se tornando uma importante ferramenta para promover a transformação social, cultural e o acesso da população à arte porque dialoga com a periferia e desperta, facilmente, o interesse do público”, afirma Kranium.

Além da pintura do muro, o evento terá animação com DJ, food trucks, além de exposição com produtos e trabalhos dos artistas para comercialização. O Jacuba Festival de Graffiti será nos dias 18 e 19 de março (sábado e domingo), das 9h às 17h, na ETA do Jardim Boa Esperança, localizada na Rua Sergipe. A entrada é gratuita, com classificação livre.

Nas cinco edições anteriores, o evento soma como resultado a transformação em obras de arte de cinco muros de Hortolândia, o equivalente 1,1 mil m2 de grafitagem realizados pelas mãos de cerca de 30 artistas, de vários estados do País.

O Jacuba Festival de Graffiti nasceu em novembro de 2020, quando foi realizada a sua primeira edição. O objetivo do nome é celebrar o início da história de Hortolândia e preservar sua origem.

No passado, o povoado que se tornaria Hortolândia era ponto de parada para tropei-ros, que costumavam descansar à beira do riacho. Os viajantes preparavam um tipo de pirão feito de farinha de mandioca, cachaça, açúcar e mel, o Jacuba, que acabou batizando o vilarejo.

PROGRAME-SE!
6º FESTIVAL JACUBA GRAFFITI
Quando: 18 e 19 de março
Horário: das 9h às 17h
Local: ETA (Estação de Tratamento de Água) – Jardim Boa Esperança/ Rua Sergipe
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Realização: Secretaria de Cultura-Prefeitura de Hortolândia; Sabesp e equipe Jacuba Graffiti

Espalhe por aí:
https://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2023/02/WhatsApp-Image-2023-02-16-at-14.59.11-1-1-1024x682.jpeghttps://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2023/02/WhatsApp-Image-2023-02-16-at-14.59.11-1-1-150x150.jpegRedação Agenda 7Cultura e LazerDestaquesHortolândia lança o 6º Jacuba Festival de Graffiti que abordará o tema “Água”. Nesta edição especial, o evento terá a participação de 120 artistas urbanos, a maior da história do projeto cultural, que existe desde 2020. O evento será nos dias 18 e 19 de março, uma realização da...Notícias de Sumaré e Região de Campinas-SP