Responsabilidade com o meio ambiente! Desde 2017, o Fundo Social de Solidariedade de Sumaré promove as oficinas de decoração sustentável do projeto “Natal do Bem”, que utiliza objetos reciclados e reutilizados para a confecção dos enfeites que embelezam a cidade no fim do ano. E este ano, adequando-se sempre às atuais necessidades ambientais e da sociedade, a novidade serão os adereços produzidos com cápsulas de café usadas. Para isso, o Fundo Social conta com a ajuda da população e pede a doação dessas cápsulas após o uso. Os moradores e empreendimentos que ainda não reciclam esses objetos podem levar as cápsulas limpas e em bom estado de conservação na sede do Funssol, na rua Dom Barreto, 1.377, centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

“Iniciamos o projeto do Natal do Bem com decoração totalmente sustentável em 2017, e, desde então, atentos às necessidades do meio ambiente, ampliamos a cada ano os enfeites e adereços, proporcionando locais acolhedores e resgatando a magia do Natal. Todo ano nossa população nos ajuda com a doação de garrafas pet e este ano estamos inovando: vamos ampliar os enfeites e também confeccionar adereços com cápsulas de café usadas, serão peças piloto e que enfeitarão toda a cidade, porém, encontramos grandes dificuldades em recolher esses objetos reutilizados. Nosso objetivo é retirar essas cápsulas do lixo comum, pois percebemos a dificuldades em reciclar, e dar um destino correto para elas. Sabemos que muitas empresas e pessoas já realizam a reciclagem, porém, para quem ainda não realiza, pedimos novamente a ajuda dos moradores, quem for descartar essas cápsulas usadas no lixo entregue para nós, para que possamos transformar lixo em arte e contribuir para uma cidade toda enfeitada e um Natal encantador”, explicou a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.

O Natal do Bem é um projeto idealizado pelo Fundo Social, com o intuito de resgatar o espírito natalino e promover sentimentos como fraternidade, união e amor. O projeto socioambiental foi lançado em 2017, no entro da cidade, e, devido ao grande sucesso, foi estendido para todas as outras regiões. Para confeccionar toda a decoração sustentável e promovendo os cuidados com o meio ambiente, voluntários realizam oficinas de decoração e utilizam objetos reciclados e reutilizados doados pela população ao longo do ano. Com eles, são produzidos bonecos de neve, anjos, velas, Papai Noel, entre outros enfeites de Natal, que embelezam a cidade no fim de ano, tornando os espaços públicos aconchegantes e iluminados.

 “Mesmo com algumas limitações desde o ano passado, neste ano que precisamos tanto de amor e solidariedade, nossas equipes – sempre utilizando toda a criatividade – ampliaram os enfeites do Natal do Bem e novas peças serão confeccionadas com as cápsulas de café, pois identificamos a dificuldade na reciclagem desse material. O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) do Estado de São Paulo mostra em suas pesquisas o impacto negativo que as embalagens das cápsulas causam no meio ambiente quando são descartadas de forma errada. Nosso intuito é ajudar o meio ambiente e tornar essas cápsulas parte dos nossos enfeites recicláveis, criando ambientes para encher o coração dos moradores de esperança, promovendo o espírito do Natal e um clima especial de fraternidade, fé, e paz. Pedimos a colaboração da população, todas as doações serão muito bem-vindas e vão contribuir para uma decoração sustentável e bonita”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Espalhe por aí:
https://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/08/capsulas-768x1024.jpeghttps://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/08/capsulas-150x150.jpegRedação Agenda 7DestaquesSumaréResponsabilidade com o meio ambiente! Desde 2017, o Fundo Social de Solidariedade de Sumaré promove as oficinas de decoração sustentável do projeto “Natal do Bem”, que utiliza objetos reciclados e reutilizados para a confecção dos enfeites que embelezam a cidade no fim do ano. E este ano, adequando-se sempre...Notícias de Sumaré e Região de Campinas-SP