Com sucesso no mercado americano, desde os anos 2000, os alinhadores são considerados os “preferidos”, quando o assunto é tratamento dentário. O Brasil tem mais de 500 startups que atuam na área da saúde, de acordo com o estudo Distrito Healthtech Report 2020. Dentro desse leque, a Esthetic Aligner, fabricante de alinhadores e soluções ortodônticas, faz parte desse segmento em que apenas 6,6% das companhias exploram a produção de dispositivos ortodônticos.

Fernando Buranello, mestre em ortodontia e sócio da empresa, explica que o foco do negócio é produzir aparelhos invisíveis para o mercado nacional e internacional, com foco na América Latina e Europa. “Com o crescimento do mercado, as técnicas evoluíram ainda mais, tornando os tratamentos com alinhadores mais acessíveis e desejados”, comenta.

O mercado global de alinhadores dentários transparentes teve um valor estimado em US$ 2,6 bilhões em 2020 pela Grand View Research. Porém, o que torna o setor mais atraente é seu crescimento médio anual, estimado em 27,3% entre 2021 e 2028. A estimativa é que será um mercado de US$ 15,9 bilhões no final do período.

As principais razões pela aceitação dos alinhadores estão relacionadas à praticidade unida à estética. Pois, os alinhadores são bem recebidos pelas pessoas, devido a sua funcionalidade, de correção da carga dentária, e a estética. Na Esthetic Aligner, por exemplo, a produção dos alinhadores é feita em apenas cinco dias, o que torna um produto prático e atrativo por si só.

Feitos por um derivado do plástico transparente e maleável, os alinhadores invisíveis são produzidos de forma 100% digital, a partir de impressoras 3D de alta precisão, com a tecnologia que foi originada no Brasil.

Por que os alinhadores são o futuro da odontologia?

Os alinhadores são aparelhos ortodonticos transparentes e removíveis, com potencial de substituir a necessidade do uso de aparelhos fixos tradicionais, os conhecidos “bráquetes”.

São aparelhos mais discretos visualmente, e podem ser removidos com mais facilidade do que os aparelhos tradicionais. Dessa forma, ajudam na higiene dos dentes e ganham rapidamente a preferência do público adulto, que costuma rejeitar a ideia de usar os aparelhos fixos no dia a dia.

Referência na produção de alinhadores na América Latina, a Esthetic Aligner foi criada em 2008, e já investiu mais de R$ 20 milhões neste mercado. A empresa distribui seus aparelhos através de uma rede de mais de 7.000 dentistas parceiros no Brasil, América Latina e Europa. e já atendeu mais de 10 mil pacientes em sua história.

Além da presença no Brasil, a empresa também possui atuação na América Latina com fábricas na Colômbia e México, e em Portugal, na Europa.

Investimentos e expansão durante a pandemia

O ano de 2021 tem sido extremamente promissor para a Esthetic Aligner, que apresentou um crescimento de 73% comparado ao ano anterior.

Neste período, a Esthetic Aligner investiu na expansão da sua produção e no desenvolvimento de software 3D para dar maior visibilidade do tratamento à pacientes e dentistas. Hoje a produção supera 150 mil alinhadores por ano e a empresa planeja dobrar o volume no próximo ano.

Até o mês de julho de 2021, dois mil novos dentistas se credenciaram à Esthetic Aligner para recomendar os alinhadores aos seus pacientes, um número 300% superior ao ano de 2020.

 

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