Utilizar a arte para despertar nas pessoas a empatia pelo próximo. É com esta premissa que o projeto “Passadeira – Pintando tramas sobre seres e espaço” estreia uma exposição artística online nesta sexta-feira, 28. O público poderá conferir a exposição a partir das 19h neste site. O projeto é um dos contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município cujas atividades foram afetadas pela pandemia do Coronavírus.

De acordo com a artista, internacionalista e produtora cultural, Gabriela Castilho Guimarães, criadora do projeto, a exposição apresentará quatro trabalhos feitos em painéis de tecidos de algodão em formatos retangulares. Para criar os trabalhos, a artista usou a técnica de estamparia manual chamada block printing, parecida com a xilogravura, com carimbos de madeiras e tintas vegetais e minerais. Estes materiais foram desenvolvidos pela própria artista.

Os trabalhos foram inspirados nas entrevistas individuais que a artista fez com quatro moradores da cidade. “Eu procurei pessoas que tivessem em comum comigo e entre elas o fato de terem nascido em outros lugares, cidades, estados e, em algum momento das suas vidas, por razões diversas, passaram a viver na cidade”, explica Gabriela. A artista escolheu quatro pessoas representantes de minorias e de públicos que sofrem preconceito: uma mulher transexual, uma mulher homossexual e duas pessoas negras. “São pessoas cujas vozes precisam ser ouvidas”, ressalta a artista.

Por meio do projeto, a artista propõe ao público uma reflexão sobre os motivos que levam as pessoas a se deslocarem e do que as faz sentir pertencentes a um lugar ou uma comunidade. “A intenção é despertar a real empatia em nosso olhar ao próximo, e de contribuir para que sejamos cada vez mais capazes de acolher quem já chegou e os que ainda passarão por nós”, destaca Gabriela. O nome do projeto faz referência à passadeira, que é um tipo de tapete longo e estreito usado para cobrir escadas e corredores, e também uma trilha com pedras para se atravessar um rio.

Para explicar o processo de criação do projeto, a artista realiza uma live nesta quinta-feira (27/05), às 19h, em sua página no Instagram.

Espalhe por aí:
https://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/05/PROJETO-PASSADEIRA-GABRIELA-CASTILHO-819x1024.jpeghttps://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/05/PROJETO-PASSADEIRA-GABRIELA-CASTILHO-150x150.jpegRedação Agenda 7Cultura e LazerDestaquesUtilizar a arte para despertar nas pessoas a empatia pelo próximo. É com esta premissa que o projeto “Passadeira – Pintando tramas sobre seres e espaço” estreia uma exposição artística online nesta sexta-feira, 28. O público poderá conferir a exposição a partir das 19h neste site. O projeto é...Portal de notícias de Sumaré e Região de Campinas-SP