Para fortalecer a participação de Hortolândia no programa “Município VerdeAzul”, do governo estadual, a prefeitura realiza evento online para servidores municipais, nesta quarta-feira, 11, às 14h30. O encontro será ao vivo pela plataforma Zoom e contará com a participação do prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, que também participará do evento, o objetivo é orientar os servidores das demais secretarias que abastecem o programa com informações referentes ao munícipio. “O evento visa apresentar as diretrizes do programa que deverão ser seguidas pelas demais secretarias municipais”, explica Eliane. A apresentação será feita pela equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

As orientações são referentes às dez diretivas norteadoras da agenda ambiental da cidade e abrangem os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

O PROGRAMA

O Programa “Município VerdeAzul” é uma iniciativa do governo estadual  com a finalidade de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e a valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo do programa é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. Ao final de cada ciclo anual, o governo estadual divulga o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

O ranking é feito com base nas informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações ambientais executadas. A partir dessa avaliação, o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

Em 2020, Hortolândia ganhou, pela segunda vez, a certificação concedida pelo programa referente às ações ambientais desenvolvidas em 2019. A entrega do certificado foi feita no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, para o então prefeito Angelo Perugini. Na ocasião, o município obteve 66,11 pontos, ficando na 133ª posição do ranking, integrando o grupo das 62 cidades qualificadas por alcançarem notas entre 60 e 79,9.

Espalhe por aí:
https://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/08/PARQUE-IRMA-DOROTHY-STANG-1024x682.jpghttps://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/08/PARQUE-IRMA-DOROTHY-STANG-150x150.jpgRedação Agenda 7DestaquesRegiãoPara fortalecer a participação de Hortolândia no programa “Município VerdeAzul”, do governo estadual, a prefeitura realiza evento online para servidores municipais, nesta quarta-feira, 11, às 14h30. O encontro será ao vivo pela plataforma Zoom e contará com a participação do prefeito José Nazareno Zezé Gomes. De acordo com a secretária...Portal de notícias de Sumaré e Região de Campinas-SP