A aplicação do cloro durante o processo de tratamento da água é uma das contínuas medidas adotadas pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, para garantir a potabilidade da água distribuída à população. Além de ser uma exigência do Ministério da Saúde, órgão responsável por regulamentar este tema, a medida foi recentemente aprimorada com a modernização do sistema de desinfecção aplicado na ETA I, estação de tratamento de água na Vila Menuzzo,

A concessionária colocou em operação um sistema de geração de dióxido de cloro, produto químico que apresenta elevado potencial de desinfecção. O novo sistema moderniza a estrutura da unidade de tratamento de água da cidade e coloca em prática mais uma das ações previstas no plano de contingência para enfrentamento da estiagem adotado no município.

“Com a redução dos níveis dos mananciais nestes meses mais secos, pode ocorrer alteração na qualidade da água bruta, o que pode impactar no processo de tratamento de água. Por isso a importância de termos esse novo sistema que auxilia na garantia da qualidade da água”, informa Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.

A gerente explica ainda que o produto é dosado na entrada da água na ETA e tem sido utilizado nos casos em que a qualidade da água bruta varia. Ele é um pré-oxidante, apresenta oxidação de ferro e manganês e é bastante efetivo no controle de compostos fenólicos, causadores de gosto e odor da água. Serve como uma barreira contra microrganismos e outros componentes encontrados na água bruta”, informa a gerente.

Qualidade da água de Sumaré

A água distribuída em Sumaré passa por um rigoroso processo de tratamento antes de ser direcionada à população. Todos os parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde são atendidos e o trabalho da concessionária é regularmente fiscalizado pela Agência Reguladora (ARES-PCJ) e pela Vigilância Sanitária do município.

Para monitorar todo o percurso da água, desde a captação no rio e represas até às ligações nos imóveis, a BRK Ambiental realiza mais de 25 mil análises mensais, em média, no município; o dobro da quantidade prevista pela legislação. E a população pode acompanhar esse monitoramento em relatórios mensais que são disponibilizados no site da concessionária – www.brkambiental.com.br/sumare.

Informações sobre a qualidade da água recebida nos imóveis também podem ser obtidas por meio do Laboratório Móvel, uma unidade de atendimento itinerante que realiza análises da água diretamente nos imóveis dos clientes. O serviço é gratuito e pode ser acionado pelo 0800-7710001.

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