Após o período de férias, as 60 escolas da rede municipal de Hortolândia reabrem as portas, nesta quinta-feira (02/02), com uma novidade: começam a receber mochilas com materiais escolares e kits de uniformes de verão. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o ano letivo inicia oficialmente nesta quarta-feira (01/02), com a realização da Jornada Pedagógica. Depois os profissionais da educação se reúnem para planejar as atividades pedagógicas de 2023 e organizar a retomada dos trabalhos. De acordo com o calendário escolar, em 2023, as aulas principiam na segunda-feira, dia seis de fevereiro.
A distribuição dos itens aos alunos será feita ainda no início do ano letivo, em fevereiro, respeitando a organização definida em cada escola, que entrará em contato com pais e responsáveis, avisando sobre o cronograma. A entrega de uniformes e materiais escolares é uma política pública que beneficia diretamente os 26 mil estudantes matriculados na rede, desde a Educação Infantil e o Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) até os inscritos na EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Os uniformes foram confeccionados pela própria Prefeitura, por meio do programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação), vinculado à Secretaria de Governo. Cada aluno receberá um kit composto por três peças – duas camisetas e uma bermuda. Os itens foram feitos por bolsistas participantes do projeto social CQP II (Centro de Qualificação Profissional), espaço que oferece formação gratuita em Costura Industrial. Ao todo, eles confeccionaram 78 mil peças de roupa.
Já as mochilas foram organizadas de modo a atender as necessidades de cada modalidade de ensino e faixa etária. Entre os itens que serão entregues estão cadernos, lápis, borracha, apontador, tesoura, cola, lápis de cor, tinta guache e um estojo para organizar o material.
A ação busca dar mais segurança aos estudantes, valorizar a autoestima da criança, além de contribuir com a economia das famílias, que não precisam se preocupar com a compra dos itens básicos.
“Estamos organizando junto às escolas a entrega dos kits de materiais escolares e do uniforme. Iniciaremos a entrega logo após o Carnaval. Nosso compromisso é garantir as condições necessárias para que as crianças e os jovens tenham mais qualidade no ensino. Escolas municipais com a manutenção em dia e, agora, com os kits sendo entregues logo no início do ano letivo para mais de 26 mil alunos. A educação tem o poder transformador, sendo a garantia de um futuro promissor para todos”, ressaltou o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.
“A entrega do uniforme escolar e material no início do ano letivo é de grande importância, primeiro porque tanto o uniforme quanto o material escolar são instrumentos de aprendizagem da criança, eles trazem a questão do direito, da igualdade, e agora também com a mochila, todos terão os materiais iguais. Para nós, da educação municipal, é importante que todos tenham acesso a um material de qualidade, pois entendemos que o material escolar e o uniforme são ferramentas de garantia de aprendizagem para nossas crianças”, afirmou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.
Reforma e manutenção
Para bem receber estudantes, familiares e profissionais da área, a Prefeitura também realizou obras de reforma e manutenção, bem como serviços de limpeza e roçagem nas escolas. A ação é possível graças à contratação, via licitação, de empresa específica, que atua no sentido de ampliar e agilizar os serviços prestados pelo Setor de Manutenção Escolar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

Espalhe por aí:
https://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2023/01/escolas-horto.jpghttps://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2023/01/escolas-horto-150x150.jpgRedação Agenda 7DestaquesRegiãoApós o período de férias, as 60 escolas da rede municipal de Hortolândia reabrem as portas, nesta quinta-feira (02/02), com uma novidade: começam a receber mochilas com materiais escolares e kits de uniformes de verão. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o ano letivo inicia oficialmente nesta...Notícias de Sumaré e Região de Campinas-SP