A concessão de empréstimo consignado sem autorização para aposentados e pensionistas é tema da audiência pública que será realizada nesta quinta-feira, 13, na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados. O debate acontece a partir das 9h30 e será interativo. Os interessados na discussão poderão participar pela internet.

A liberação de empréstimos sem conhecimento prévio de aposentados tem gerado inúmeras reclamações no país. Na avaliação de Yasmin Melo, presidente do INAF (Instituto Nacional do Agente Financeiro), o debate é necessário e importante para definir ferramentas que interrompam esta prática irregular.

“As más práticas sobre liberação de crédito indevido são atribuídas sempre às atividades dos correspondentes bancários. A categoria é responsabilizada e generalizada indevidamente por ações irregulares de uma minoria. E o que não se fala é que o setor repudia estas práticas e trabalha diariamente para eliminar estas pessoas do mercado. O debate é importante e fundamental não apenas para melhorar a qualidade do serviço prestado, mas também para fazer o mercado evoluir, começando pela exclusão daqueles que não trabalham com ética”, afirma Yasmin. De acordo com dados do INAF, o Brasil tem mais de 1,5 milhão de correspondentes bancários, responsáveis por quase 50% do crédito consignado liberado no país.

A audiência foi proposta pelos deputados Celso Russomanno (Republicanos-SP) e Carlos Sampaio (PSDB-SP). De acordo com as informações divulgadas pela Câmara, participam do debate o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Rolim; o coordenador-geral da Consultoria Técnica e Sanções Administrativas da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Leonardo Marques e o presidente do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec), Sr. Arthur Rollo.

Também foram convidados os presidentes do Banco Central do Brasil, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban),  da Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e representantes da Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País (Aneesp).

Espalhe por aí:
https://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/05/camara.jpghttps://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/05/camara-150x150.jpgRedação Agenda 7Brasil e MundoDestaquesA concessão de empréstimo consignado sem autorização para aposentados e pensionistas é tema da audiência pública que será realizada nesta quinta-feira, 13, na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados. O debate acontece a partir das 9h30 e será interativo. Os interessados na discussão poderão participar pela...Portal de notícias de Sumaré e Região de Campinas-SP