O Procon Sumaré – Serviço Municipal de Defesa do Consumidor – divulga balanço das solicitações recebidas durante o primeiro semestre do ano. No período de janeiro a junho de 2021, foram realizados 731 atendimentos, sendo que a maioria dos consumidores procurou Procon em busca de soluções para os casos de empréstimos consignados, com 247 registros. Em seguida, no ranking das reclamações mais comuns, aparecem os serviços privados (200 registros: telefonia, educação, passagens aéreas) e produtos de bens de consumo (195 atendimentos: eletrodomésticos, eletrônicos, etc). A telefonia celular, que liderou a lista dos solicitantes em 2020, aparece novamente, com 40 reclamações até o momento.

Vinculado à Secretaria Municipal de Controle Interno e Transparência, a unidade do Procon Sumaré está localizada na Rua Antônio Pereira de Camargo, nº 300, na região central da cidade. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Por conta da pandemia do Coronavírus, o atendimento é feito mediante agendamento por telefone (19) 3873-1071. As reclamações também podem ser encaminhadas pela internet (bit.ly/procon_reclamacao).

O Procon é responsável por executar a Política Estadual de Defesa e Proteção dos Consumidores. Em Sumaré, o departamento conta com técnicos altamente capacitados, que atuam no desenvolvimento de atividades de atendimento e registro de reclamações contra fornecedores de produtos e serviços, fiscalização em cumprimento à legislação, pesquisa de preços e Educação para o Consumo junto aos moradores.

“O Procon é um órgão que tem a confiança da população, qualificado para conscientizar e auxiliar o cidadão sobre seus direitos e deveres e, desta forma, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, completou o prefeito Luiz Dalben.

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