A história da medalhista olímpica Rayssa Leal, de 13 anos, também conhecida como a “Fadinha” do skate, foi usada como inspiração para 20 alunos, de 7 a 10 anos, da turma de férias da Escola Progresso Bilíngue – unidade Taquaral, em Campinas, para produzirem em sala de aula uma animação sobre a temática das Olimpíadas. O resultado final pode ser visto por meio do link: https://youtu.be/NbxukhmM194

A proposta foi conduzida pela professora Luisa Cassaniga com auxílio da metodologia utilizada pelo programa De Criança Para Criança (DCPC), em que o docente cria uma história com os alunos, que irão desenhar os elementos contidos nela. A partir disso, as crianças gravam a história pelo celular e todo material produzido é enviado para a plataforma do DCPC, onde uma equipe de animadores irá desenvolver uma linda animação. Os temas das histórias são sempre escolhidos pelas crianças em conjunto com a professora sobre matérias dadas em sala de aula, ou fatos atuais.

Aprender e, ao mesmo tempo, desenvolver a criatividade, com o auxílio da tecnologia, é o foco do DCPC que propõe uma nova maneira de absorver o conteúdo de matérias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Além de assimilar o conteúdo, a criança também tem sua criatividade estimulada, elas passam a ser protagonistas da aprendizagem e os personagens do imaginário infantil ganham vida ao fazerem parte das disciplinares escolares”, diz Vitor Azambuja, um dos criadores do DCPC.

O programa desenvolve desde 2015 um guarda-chuva de metodologias inovadoras em educação. A partir do Criando Juntos, principal frente do grupo, leva para as salas de aula um método que transforma o ensino convencional, colocando as crianças como protagonistas no centro da aprendizagem. Os personagens do imaginário infantil ganham vida e passam a fazer parte das disciplinas escolares. A iniciativa já produziu mais de 800 animações a partir das histórias criadas por crianças, além de criar o EncicloKids, um espaço digital que separa por categorias (matemática, saúde, ciências, etc) os projetos realizados pelos alunos através da sua metodologia.

A proposta da plataforma, que já possui versões inglês e espanhol, é expandir os horizontes da educação e fazer com que esses conteúdos sejam vistos e compartilhados em todo o mundo. Além disso, objetiva que o aprendizado ultrapasse a fase escolar e possa contribuir com as futuras carreiras profissionais das crianças, tornando-as cidadãos mais preparados para as constantes mudanças do mundo. A atuação do DCPC está alinhada com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), abrangendo todas as competências dentro da sua metodologia Criando Juntos, com foco na educação infantil e no ensino fundamental I e II.

Crianças com baixo intelecto, algum tipo de autismo, baixa visão ou passando por algum tratamento de saúde, como câncer, também escrevem, desenham e gravam suas histórias. O “De Criança Para Criança” possibilita que todos participem, sem exclusão ou exceção, gerando assim um conteúdo totalmente inclusivo.

Serviço

“De Criança Para Criança” – todos os dias, sempre às 10h30 e 15h30, no ZooMoo Kids. Na TV Zyn, do SBT, disponível na plataforma para acesso a qualquer hora e na programação da TV Rá Tim Bum.

Sobre Vitor Azambuja

Vitor Azambuja é brasileiro nascido no Rio de Janeiro. Especialista em criação, é diretor de arte e artista plástico. Formado em publicidade e piano clássico, trabalhou em diversas agências de propaganda, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, criando filmes e anúncios para grandes anunciantes. Foi premiado em festivais de propaganda, tais como Figueira da Foz, Colunistas, Clube de criação de São Paulo, Art Directors em Londres e New York Festival. Realizou exposições de pinturas em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Miami e Paris. Um dos criadores do programa De Criança Para Criança, Vitor é o diretor criativo da empresa. Seu propósito é fazer com que as crianças do mundo inteiro aprendam desenvolvendo a sua criatividade.

Sobre o De Criança para Criança

O programa De Criança para Criança oferece um leque de metodologias de educação híbrida para escolas de todo o mundo. Do futuro para a escola, a proposta da startup é oferecer às crianças a oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no centro da aprendizagem. Através de uma plataforma simples, os professores são orientados a serem mediadores, fazendo com que os próprios alunos desenvolvam conhecimento sobre temáticas diversas. A partir de discussões, constroem coletivamente histórias, fazem desenhos e gravam locuções relativas às narrativas criadas, que posteriormente serão transformadas em animações feitas pelo DCPC, expandindo os horizontes educacionais.

https://www.decriancaparacrianca.com.br/pt/

https://www.instagram.com/decriancaparacrianca/ 

https://www.youtube.com/user/decriancaparacrianca

https://www.facebook.com/DeCriancaParaCrianca/

Espalhe por aí:
https://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/08/aminacao1.jpghttps://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/08/aminacao1-150x150.jpgRedação Agenda 7DestaquesRegiãoA história da medalhista olímpica Rayssa Leal, de 13 anos, também conhecida como a 'Fadinha' do skate, foi usada como inspiração para 20 alunos, de 7 a 10 anos, da turma de férias da Escola Progresso Bilíngue - unidade Taquaral, em Campinas, para produzirem em sala de aula uma...Portal de notícias de Sumaré e Região de Campinas-SP