A Prefeitura de Hortolândia intensifica os cuidados contra os focos de queimadas nesta época caracterizada pela falta de chuvas. A semana foi iniciada com mutirão de poda do mato e limpeza de áreas verdes localizadas no Jardim do Lago, onde também foram iniciadas manutenções nas redes de esgoto, Jardim Santa Emília e Jardim Terras de Santo Antonio.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, a poda do mato e a limpeza tem o objetivo de contribuir contra focos de incêndio e queimadas, comuns nesta época do ano. “Além do trabalho, que é a limpeza e a roçagem, solicitamos também o apoio e a colaboração da população para não descartar lixo e entulho nesses locais. Essa ação é crime ambiental e pode gerar grandes incêndios, uma vez que os materiais podem se tornar inflamáveis”, alerta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

A poda do mato também segue em andamento na chamada “praça do skate”, no Jardim Santa Rita de Cássia, e em calçadas de ruas do Parque Ortolândia e Parque dos Pinheiros. Nos próximos dias, ruas, avenidas, praças, parques e áreas verdes de outras regiões da cidade também receberão este importante serviço.

O descarte irregular de lixo está sujeito a multa. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

A população deve utilizar os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura para o descarte correto e gratuito dos restos de construção civil. Os espaços funcionam, desde março deste ano, das 9h às 15h, de segunda à sábado. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos,  as exceções são os PEVs do Jd. Santa Emília, Jd. Nossa Senhora de Fátima e Jd. Santa Esmeralda, que, em regime de plantão, continuam funcionando todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

REDES DE ESGOTO

Além do Jardim do Lago, as equipes da Prefeitura em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), realizaram reparos para o correto funcionamento da rede de esgoto no Parque São Miguel e vistorias contra descarte irregular no Parque Perón. Atualmente, Hortolândia conta com 99% do esgoto coletado, sendo que 100% é tratado. Os serviços continuam nos próximos dias em diferentes regiões da cidade.

Espalhe por aí:
https://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/08/PODA-DE-MATO-JD.-DO-LAGO-1024x576.jpeghttps://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/08/PODA-DE-MATO-JD.-DO-LAGO-150x150.jpegRedação Agenda 7DestaquesRegiãoA Prefeitura de Hortolândia intensifica os cuidados contra os focos de queimadas nesta época caracterizada pela falta de chuvas. A semana foi iniciada com mutirão de poda do mato e limpeza de áreas verdes localizadas no Jardim do Lago, onde também foram iniciadas manutenções nas redes de esgoto, Jardim...Portal de notícias de Sumaré e Região de Campinas-SP