BRK substituiu 2.136 ligações antigas de água em 2022, em Sumaré
Compartilhar no Facebook Compartilhar no TwitterA BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, realizou 2.136 substituições de ligações antigas de água da cidade durante o ano de 2022. O programa tem como objetivo modernizar o sistema de abastecimento e atuar na redução do índice de perdas do recurso tratado. Apenas nos três últimos meses do ano foram 1.078 trocas. Em todo o ano, a ação foi desenvolvida nos bairros Jardim Calegari, Paulistano e Parque Salerno.
As ligações de água são responsáveis por conectar a rede de distribuição ao cavalete do cliente, onde fica instalado o hidrômetro. Em razão do tempo de uso, podem surgir vazamentos nas conexões e isso prejudica o sistema de abastecimento. Quanto mais antiga, maior a chance de a ligação se deteriorar ou sofrer algum tipo de avaria que provoque o vazamento, que muitas vezes é subterrâneo e, portanto, invisível.
Para identificar as ligações que necessitam de troca, a BRK realiza um trabalho denominado hasteamento. Se trata da busca ativa por vazamentos com a ajuda de um equipamento apropriado. Há também o trabalho preventivo, em que a BRK identifica os bairros com maior reincidência de vazamentos de ligação e, na sequência, realiza a substituição preventiva de todos os ramais do bairro em questão.
As novas ligações são de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) em resina azul, mais resistente a deformações e de baixo efeito de incrustação, minimizando assim os riscos de diminuir a passagem de água, algo que poderia causar a redução da pressão nas torneiras. Também é um material de fácil manuseio e instalação e com extensa durabilidade.
“O trabalho desenvolvido ao longo do ano foi muito importante para identificarmos vazamentos invisíveis e realizar a troca dessas ligações antigas de água. Ao mesmo tempo, reduzimos o índice de perdas e asseguramos que o abastecimento continuasse sendo feito normalmente à população”, afirma o gerente de operações da BRK em Sumaré, Rodrigo Zangirolami, destacando que os vazamentos que não afloram no asfalto podem infiltrar em ramais de esgoto ou no próprio solo, causando problemas.
Índice de perdas sofreu redução
No início da concessão, em 2015, o índice de perdas de água tratada em Sumaré era de 60%. Com investimentos na modernização de redes, trabalho intenso de mapeamento de áreas mais sensíveis e um corpo técnico que aplica tecnologia para identificar esses vazamentos, a concessionária já conseguiu reduzir o índice para 33,6%, conforme dados finalizados de 2022.
O índice está abaixo da média de perdas de água nacional, que é de 40,14%, segundo relatório do Instituto Trata Brasil.
A concessionária reforça que está à disposição dos clientes para sanar possíveis dúvidas. Os clientes podem fazer contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001, pelo WhatsApp (11) 99988-0001, pelo site (www.brkambiental.com.br/sumare) ou pelo Facebook (www.facebook.com.br/brk.ambiental).
https://www.portalagenda7.com.br/brk-substituiu-2-136-ligacoes-antigas-de-agua-em-2022-em-sumare/https://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2022/11/BRK-Sumare-3-1024x768.jpghttps://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2022/11/BRK-Sumare-3-150x150.jpgDestaquesSumaréA BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, realizou 2.136 substituições de ligações antigas de água da cidade durante o ano de 2022. O programa tem como objetivo modernizar o sistema de abastecimento e atuar na redução do índice de perdas do recurso tratado. Apenas nos...Redação Agenda 7Redação Agenda 7 Moreira da Silvaivismoreira@gmail.comAuthorPortal Agenda 7
