Com o objetivo de antecipar futuros problemas nas redes de esgoto de Sumaré, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município, executa mensalmente inspeções nas redes de esgoto. O trabalho preventivo atua de forma intensa na redução dos casos de entupimentos das tubulações. Em 2019, no último trimestre do ano, foram 769 ocorrências e, no mesmo período de 2020, foram atendidos 740 casos. Uma redução de 4%.

O trabalho é realizado com o equipamento seesnake, que possibilita a filmagem dentro das redes de esgoto. Deste modo, é possível verificar os pontos em que há trincas, pequenos vazamentos ou obstruções e realizar o reparo antes de ocorrer entupimentos e, consequentemente, transbordamento de esgoto. O equipamento é importado dos Estados Unidos.

Durante o ano de 2020, foram realizadas 158 filmagens nas redes do município e a concessionária conseguiu antecipar vazamentos em 13% dos casos, o que contribuiu para a redução dos entupimentos de redes. Em 2021, a expectativa é de que quatro mil metros -de redes sejam monitorados.

“Diferentemente dos vazamentos de água, que afloram em alguns casos, os vazamentos de esgoto são mais difíceis de serem detectados, uma vez que infiltram no solo ou atravessam para outro ponto da própria rede, e só se tornam visíveis quando ocorre, por exemplo, afundamento da via”, explica Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.

Com as inspeções preventivas e o uso do equipamento de filmagem, a concessionária consegue reduzir os entupimentos de esgoto, além de ter mais agilidade no processo, uma vez que o seesnake possibilita a verificação da profundidade e da distância em que está o problema. “O trabalho das equipes fica mais preciso”, afirma a gerente.

Espalhe por ai:
https://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/04/Geral-Sumare-1024x683.jpghttps://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/04/Geral-Sumare-150x150.jpgRedação Agenda 7DestaquesSumaréCom o objetivo de antecipar futuros problemas nas redes de esgoto de Sumaré, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município, executa mensalmente inspeções nas redes de esgoto. O trabalho preventivo atua de forma intensa na redução dos casos de entupimentos das tubulações. Em...Portal de notícias de Sumaré e Região de Campinas-SP