A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, realiza um trabalho de instalação de novas descargas em adutoras e redes de distribuição de água tratada da cidade, com o objetivo de assegurar a qualidade da água distribuída no município.

As descargas são dispositivos inseridos nos sistemas de distribuição de água e têm como função permitir o descarte da água que, eventualmente, possa ter algum tipo de alteração em sua qualidade por conta de obras, manutenções ou oscilações no volume de água dentro das tubulações. Elas são classificadas de duas formas:

  1. Preventivas: são as localizadas em pontas de rede em que não existe circulação de água, em que se faz-se necessário, portanto, executar esta manobra e/ou em pontos com menor declividade nos bairros, principalmente em regiões em que as tubulações são de ferro e fibrocimento. Isso é necessário porque esses materiais são antigos, o que pode ocasionar a incrustação de partículas que, em momentos de variação do volume da água que passa pela tubulação, desprendem-se e podem gerar alteração na coloração da água. Elas são realizadas diariamente, geralmente durante o período noturno.
  2. Corretivas: são realizadas sempre após reparos no sistema de distribuição de água para evitar que as partículas que se desprendem das redes reparadas cheguem aos imóveis.

Atualmente, o município tem 345 descargas espalhadas por todas as regiões da cidade. Desse total, 24 foram instaladas entre janeiro e abril deste ano, sendo dez somente em abril, nos bairros Jardim Salerno, Jardim Davina, Altos de Sumaré, Alto de Rebouças, Parque Rosa e Silva, Cidade Nova, Euclides Miranda, Parque João de Vasconcelos e Parque Franceschini.

A previsão é que, até o final deste ano, mais 41 descargas passem a fazer parte do sistema de distribuição de água do município. O volume é equivalente a 2020, quando 65 descargas foram instaladas. É válido ressaltar que no período de dois anos, o município contará com um total de 130 novas descargas, um aumento de 50% se comparado a 2019, quando havia 256 descargas disponíveis.

Para escolher estes novos pontos para colocação dos dispositivos, a concessionária considera locais que já apresentaram alguma alteração relativa à qualidade da água, principalmente, com relação ao parâmetro cor.

“Entre os fatores avaliados para a escolha dos pontos das novas descargas estão o tipo de material da rede, há quanto tempo existe a instalação, se é uma ponta de rede ou não, se existe a possibilidade de interligação das pontas de rede (para circulação da água), entre outros. Além disso, geralmente, são locais estratégicos porque já apresentaram ou podem vir a apresentar alguma alteração relativa a parâmetros de acompanhamento da qualidade da água”, explica Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.

Vale ressaltar que, em casos de alterações pontuais desses parâmetros, a empresa também realiza a descarga nos cavaletes dos imóveis e que não é realizada nenhuma cobrança referente a esta água, uma vez que a ação ocorre antes dos hidrômetros.

Além disso, em caso dúvidas ou informações sobre a qualidade da água recebida nos imóveis os clientes podem solicitar o envio do Laboratório Móvel, uma unidade de atendimento itinerante que realiza a análise da água direto dos imóveis dos clientes. O serviço é gratuito e pode ser acionado pelo 0800-7710001.

Todas as descargas são mapeadas e a concessionária tem o controle do volume e do tempo de cada uma delas. “As descargas realizadas pela BRK Ambiental são devidamente sinalizadas com cavaletes a fim de informar a população sobre o serviço que está sendo realizado no local”, complementa a gerente.

Espalhe por aí:
https://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/06/BRK-Ambiental-Sumare-1024x576.jpghttps://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/06/BRK-Ambiental-Sumare-150x150.jpgRedação Agenda 7DestaquesSumaréA BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, realiza um trabalho de instalação de novas descargas em adutoras e redes de distribuição de água tratada da cidade, com o objetivo de assegurar a qualidade da água distribuída no município. As descargas são dispositivos inseridos nos...Portal de notícias de Sumaré e Região de Campinas-SP