• Com o objetivo de garantir o direito de acesso à informação sobre a água consumida na cidade, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, elabora anualmente um relatório com um resumo das análises realizadas durante o ano. O documento, que começa a chegar aos clientes a partir dessa semana, atesta que a água distribuída atende a todos os padrões de qualidade necessários para o consumo humano e pode ser consumida sem qualquer risco.

O relatório, que será entregue pelos agentes comerciais da concessionária, descreve o processo de distribuição de água potável desde a captação nos mananciais até ao cavalete dos imóveis, além de detalhar os números relativos ao controle de qualidade para a melhoria contínua do processo. Dessa forma, os moradores de Sumaré podem conhecer a origem e entender como é realizado o tratamento da água que recebem e consomem em seus imóveis.

A BRK Ambiental controla todos os parâmetros físico-químicos e microbiológicos que o Ministério da Saúde indica para que a água seja considerada potável. A concessionária controla também, de forma criteriosa e detalhada, a qualidade e quantidade dos mananciais das cidades onde atua durante todo o ano.

O relatório com os dados de 2020 está sendo distribuído em um folheto. A entrega cumpre o Decreto Federal nº 5.440/2005, a Portaria de consolidação nº 05, anexo XX do Ministério da Saúde e a Lei 8078/1990. “Este relatório é importante para que os sumareenses tenham conhecimento de todo o controle feito pela empresa para oferecer uma água segura, sem riscos à saúde”, afirma Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.

Para atingir resultados positivos, a concessionária realiza um rígido controle de qualidade que consiste em monitoramentos laboratoriais, desde a captação dos mananciais, passando pelo processo de tratamento até às redes de distribuição. “Em média, são realizadas 25 mil análises por mês da água produzida, 50% a mais do que preconiza a legislação de potabilidade da água. Isso traduz nosso compromisso com a água fornecida à população e nosso respeito com a saúde dos sumareenses”, complementa a gerente da concessionária.

A BRK Ambiental também conta com um Laboratório Móvel, serviço gratuito que presta atendimento em residências e comércios, sempre que há dúvidas sobre a qualidade da água. O Laboratório Móvel analisa a potabilidade da água e permite que o controle da qualidade seja mais rigoroso e transparente. Os resultados saem na hora e a solicitação do serviço pode ser feita pelo 0800 771 0001.

As informações que constam na publicação e os índices de análises sobre a qualidade da água também estão disponíveis na internet no link www.brkambiental.com.br/sumare e podem ser consultados mensalmente no link Qualidade de Água.

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