A BRK fecha o primeiro trimestre de 2023 com um resultado expressivo no combate às perdas de água tratada no município
Compartilhar no Facebook Compartilhar no TwitterA BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, fechou o primeiro trimestre de 2023 com um resultado expressivo no combate às perdas de água tratada no município. Nos últimos três meses, o índice médio de perdas foi de 32,81%, abaixo da marca de 33,6% registrada no mesmo período no ano anterior e inferior à média nacional, que chega a 40,1% segundo dados do Instituto Trata Brasil.
Somente nesses três primeiros meses, mais de 62,6 milhões de litros de água deixaram de ser desperdiçados – o equivalente a 25 piscinas olímpicas. Esse volume seria suficiente para abastecer mais de 10,4 mil pessoas por um mês.
O resultado se deve a um trabalho contínuo que a BRK desenvolve na cidade e aos investimentos realizados.
Entre as ações está o trabalho de pesquisa de vazamentos não visíveis nas redes e ramais de distribuição de água, com o uso de equipamentos que detectam vazamentos por meio de ruídos e vibrações, e que só no ano passado resultou em 625 ocorrências identificadas e reparadas. Para atingir este resultado, a equipe percorreu cerca de 915,8 quilômetros de redes (mais de uma vez o município de Sumaré).
Além da detecção e reparo dos vazamentos invisíveis, outras medidas adotadas foram a instalação de um hidrômetro e de três válvulas reguladoras de pressão para gestão do sistema de distribuição de água.
“Estamos evoluindo no que diz respeito ao combate às perdas de água tratada no município. É uma grande satisfação para a concessionária ver que os esforços empreendidos e o planejamento traçado têm apresentado bons resultados. A meta sempre será ter o mínimo de perda de recurso hídrico, algo que reflete diretamente na preservação do meio ambiente e, claro, na qualidade de vida da população”, afirma Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Sumaré.
Na cidade , o abastecimento de água é setorizado no modelo de Distritos de Medição e Controle (DMC), pelo qual redes específicas são designadas para abastecer cada região do município. Isso permite uma melhor gestão e controle na distribuição. Atualmente são 45 setores em Sumaré, dos quais um foi implantado neste primeiro trimestre do ano.
O planejamento para 2023 segue sendo executado e inclui a manutenção das atividades de hasteamento noturno para a identificação de vazamentos não visíveis, a formação de três novos DMCs, a substituição de quatro quilômetros de redes e de mil ligações de água, além da instalação de dois novos macromedidores – equipamentos que apontam o volume de água que entra em um setor e comparam ao consumo medido pelos hidrômetros individuais para mapear a ocorrência de vazamentos – e de uma VRP.
“Temos nos dedicado ao planejamento e à adoção de ações práticas eficazes para o combate de perdas. Continuaremos trilhando esse caminho em busca de resultados ainda melhores”, completa Zangirolami.
Índice de perdas 2022
Em 2022, o índice médio de perdas foi de 33,64%, abaixo da marca de 34,91% registrada no ano anterior e inferior à média nacional, que chega a 40,1% segundo dados do Instituto Trata Brasil.
Em quase oito anos de atuação, a quantidade de água que deixou de ser desperdiçada em Sumaré chega a mais de 7,1 bilhões de litros – o equivalente a 2.840 piscinas olímpicas. Esse volume seria suficiente para abastecer 1.188.275 pessoas por um mês ou 97.666 pessoas por um ano.
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