Reconhecido pelo Ministério da Saúde com o “APS Forte no SUS – no combate à pandemia”*, o telemonitoramento é uma das práticas adotadas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sumaré que integram o Plano Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus.

O monitoramento à distância oferece atendimento humanizado, de forma remota, a pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 e a seus familiares. A equipe é composta por profissionais da rede municipal que atuam em diversas áreas – Nutrição, Enfermagem, Psicologia, Terapia Ocupacional, Administrativo, entre outras –, a fim de melhor atender às necessidades de cada caso.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária de Sumaré, Maria Luiza Sanches Stancato Rodrigues, houve um aumento de 100% no número de profissionais envolvidos no telemonitoramento – passando de 6 para 12 -, para a realização do atendimento remoto, assim como para os encaminhamentos necessários ao cuidado integral dos pacientes e familiares.

“O monitoramento à distância nos possibilita acompanhar qualitativamente, por meio da atuação de uma equipe multidisciplinar, os munícipes com sintomas respiratórios sugestivos de Covid-19 ou confirmação do diagnóstico, e os familiares de pacientes internados. Com isso, é possível acionar os serviços necessários – até mesmo em saúde mental, com acompanhamento psicológico, o que é muito importante nesse momento, já que houve um aumento significativo nos casos de ansiedade e crises de pânico desde o início da pandemia”, explicou o secretário municipal de Saúde, Rafael Virginelli.

O trabalho de monitoramento consiste em acompanhar as condições de saúde, evolução de sintomas e cura, oferecendo todo o suporte para os pacientes em isolamento domiciliar e também aos parentes próximos dos casos confirmados que necessitam de hospitalização. Na telemedicina, que são as consultas domiciliares realizadas por vídeo, são realizados cerca de 150 atendimentos/mês. Após a alta do paciente, são articuladas as avaliações clínicas e os encaminhamos para tratamento em caso de sequelas da Covid.

“A grande missão da equipe que compõe essa rede de atendimento aos pacientes e familiares é o cuidado integral e humanizado de cada caso, de forma individualizada, proporcionando todo o cuidado, atenção e segurança dos profissionais de Saúde. Contribui para a melhora do quadro dos pacientes e oferece todo o apoio aos familiares, fortalecendo o vínculo entre os usuários e o serviço em Saúde”, completou o prefeito Luiz Dalben.

 

 

Espalhe por ai:
https://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/04/22_04_21-Telemonitoramento-1.jpeghttps://www.portalagenda7.com.br/wp-content/uploads/2021/04/22_04_21-Telemonitoramento-1-150x150.jpegRedação Agenda 7DestaquesSumaréReconhecido pelo Ministério da Saúde com o “APS Forte no SUS - no combate à pandemia”*, o telemonitoramento é uma das práticas adotadas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sumaré que integram o Plano Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus. O monitoramento à distância oferece atendimento humanizado, de forma remota,...Portal de notícias de Sumaré e Região de Campinas-SP